Anticoagulação Oral 4.0
Abordagem Contemporânea da Anticoagulação em Cenários Práticos.
Objetivo
Este curso visa trazer um conteúdo contemporâneo, crítico e abrangente acerca das evidências e controvérsias em indicações de anticoagulantes para fibrilação atrial, doença cerebrovascular, tromboembolismo venoso e outras condições clínicas relevantes para a prática médica e exames de títulos de especialidade.
Metodologia
O curso será oferecido em 7 Unidades de Aprendizagem, com um total de 20 horas e apresentará os seguintes recursos:
Recursos de Ambientação:
Vídeo de Apresentação do Curso: o vídeo disponível apresenta o conteúdo da Unidade de Aprendizagem e orienta o aluno sobre cada um dos itens disponíveis.
Recursos contemplados nas Unidades de Aprendizagem:
Cada Unidade de Aprendizagem será composta de referenciais teóricos e discutirá situações práticas relacionadas à temática do curso, por meio dos seguintes recursos:
E-book: material de base conceitual, com linguagem dialógica e recursos visuais, indicação de Leitura Complementar e glossário, atendendo os objetivos de aprendizagem previstos para a Unidade;
Aula interativa: E-learnig com síntese dos conteúdos do E-book, destacando as principais ideias, contemplando 2 quiz, além de possibilitar uma navegação mais interativa com imagens e animação, iconografia;
Cenário na Prática: item que contextualiza a teoria e a prática. Aplicação do conteúdo na vida profissional;
Infográfico: organização gráfica de conhecimentos que podem envolver etapas de um processo ou pontos de relevância tratados na Unidade de Aprendizagem;
Questionário: questões de múltipla escolha para avaliar se as competências propostas nos objetivos de aprendizagem foram atingidas pelo aluno.
Recursos Áudio visuais:
Podcast: mídia de áudio utilizada como recurso educativo apresentando entrevista com especialistas da temática estudada; Talkshow: mídia de vídeo utilizada como recurso educativo onde se discutem tópicos relacionados à temática do curso moderados por um apresentador.
Avaliação da Aprendizagem
A avaliação da aprendizagem contempla o grau de assimilação do conhecimento, sendo utilizados instrumentos didáticos específico, possibilitando a quantificação desses dados e a classificação dos alunos por média alcançada por unidade de aprendizagem e no curso. Essa avaliação se dá por meio de questionário em cada uma das Unidades de Aprendizagem.
Estrutura Curricular
O curso será ofertado em 7 Unidades de Aprendizagem, com foco em determinadas temáticas, porém, eles abarcarão sempre a perspectiva interdisciplinar de conhecimento. Segue abaixo:
Introdução: mecanismos de ação da heparina não fracionada, heparinas de baixo peso molecular, varfarina e anticoagulantes orais diretos.
- Anticoagulação e antiagregação plaquetária na fibrilação atrial e valvopatias
- Anticoagulação e antiagregação plaquetária em pacientes neurológicos
- Anticoagulação oral no tromboembolismo venoso
- Situações especiais da anticoagulação:
Parte A - Situações especiais: anticoagulação na gestante, puérpera e lactante
Parte B - Situações especiais: anticoagulação oral no câncer
- Profilaxia de eventos tromboembólicos em pacientes clínicos e cirúrgicos
- Dúvidas de vida real
Parte A - Dúvidas de vida real: manejo e “ponte” de anticoagulação periprocedimento e
reversão de anticoagulação
Parte B - Dúvidas de vida real quando pesquisar trombofilias?
Plano de Curso: https://bit.ly/2PmtHy5