Objetivo do curso:

O curso visa introduzir a discussão dos vários aspectos relacionados à prática da medicina em toda sua plenitude, e em suas várias vertentes – a gestão da carreira médica ao término da graduação, a escolha da especialização e residência médica atendendo as expectativas pessoais no que se refere ao mercado de trabalho, no ecossistema da saúde pública ou privada e dentro da legislação e regulação especificas. As várias formas de contratos de trabalho do médico na pessoa física e jurídica, com seus respectivos regimes de tributação e leis trabalhistas, além do cooperativismo médico. A gestão de um consultório, a montagem de relatórios gerenciais e estruturação de processos, faturamento e controle financeiro, acompanhamento de resultados e metas, entre outros aspectos que são de grande importância para o sucesso no desenvolvimento da profissão médica.


Conteúdo Programático

 

Mercado de trabalho do médico – cenários: Saúde publica x medicina suplementar, legislação e regulação (agencia nacional de saúde-ans, agencia nacional de vigilancia sanitária-anvisa, ministério da saúde).

 

Modalidades de contratualização médica – pessoa física (CLT) ou pessoa jurídica (autônomo) e seus aspectos particulares – legislação trabalhista, regimes de tributação, introdução a aspectos de contabilidade. noções de cooperativismo.

 

Gestão de processos e auditoria médica. 

 

Qualidade e acreditação. 

 

Marketing médico, responsabilidade social e ética médica.

 

Montagem de um plano de negócios – como estruturar e gerir a carreia através da construção de um business plan 

 

Visitas monitoradas de campo – hospital, clinica, laboratório e operadora de saúde.


Curso Introdutório a Pós Graduação Lato Sensu de 360h que poderá ser adquirida posteriormente

Conteúdos Disponíveis


Ementa do Curso

Aula 1 -  Mercado de trabalho do médico –  3 horas

Aula 2 – Modalidades de contratualização médica – 3 horas

Aula 3 – Gestão de processos e auditoria médica – 3 horas

Aula 4 – Qualidade e acreditação – 3 horas

Aula 5 – Marketing médico, responsabilidade social e ética médica – 3 horas

Aula 6 – Montagem de um plano de negócios – 3 horas

Visitas monitoradas de campo (3 horas cada)

Carga Horária Total:

30 horas Aula - 18 horas teóricas e 12 horas de campo

 

Ligamos
para você

WhatsApp